O ministério de apóstolo

 


O ministério de apóstolo é um dos dons ministeriais que Deus concedeu à igreja para expandir o evangelho de Cristo e edificar o corpo de Cristo. O termo apóstolo significa “enviado” ou “mensageiro” e se refere àqueles que foram escolhidos e comissionados por Jesus para serem suas testemunhas autorizadas (At 1.8; 1Co 9.1).

No Novo Testamento, há dois grupos de apóstolos: os doze apóstolos de Cristo, que foram chamados diretamente por ele e presenciaram sua ressurreição (Mt 10.1-4; At 1.21-26), e os apóstolos da igreja, que foram levantados pelo Espírito Santo para exercerem um ministério apostólico em diferentes regiões e contextos (At 13.1-3; Rm 16.7; Gl 1.19). O apóstolo Paulo é o principal representante desse segundo grupo, pois recebeu uma revelação especial de Cristo e realizou um trabalho missionário extraordinário entre os gentios (At 9.1-19; 1Co 15.8-11).

O ministério apostólico, segundo os moldes do colégio dos doze, não existe mais, pois eles foram testemunhas únicas e insubstituíveis da vida, morte e ressurreição de Cristo. No entanto, o dom ministerial descrito em Efésios 4.11 continua em plena vigência, pois Deus continua levantando homens e mulheres com uma vocação especial para plantar e estabelecer igrejas, ensinar e confirmar a doutrina dos apóstolos, exercer uma liderança translocal e influenciar outras gerações de líderes. Esses apóstolos modernos devem ter um caráter íntegro, uma unção evidente, uma visão clara e uma autoridade reconhecida pela igreja