profetas na igreja primitiva



Os profetas na igreja primitiva eram pessoas que recebiam mensagens diretamente do Senhor Jesus, através do Espírito Santo, e as transmitiam aos outros cristãos. Eles tinham o dom de revelar a vontade de Deus, encorajar a fidelidade, denunciar o pecado, anunciar o juízo e fortalecer a igreja. Eles também podiam prever o futuro, como o apóstolo Paulo, que profetizou sobre a sua prisão em Jerusalém (Atos 21:10-14).

No entanto, nem todos os que se diziam profetas eram verdadeiros. Havia muitos falsos profetas que enganavam o povo com mentiras, heresias e interesses egoístas. Por isso, a Bíblia nos ensina a provar os espíritos, examinando o comportamento, o ensino e o fruto dos profetas, para ver se eles procedem de Deus ou não (1 João 4:1; Mateus 7:15-20).

“não despreze as profecias” em português. 

Essa frase é uma citação da Bíblia, do livro de 1 Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 20.

 O apóstolo Paulo escreveu essa carta para os cristãos da cidade de Tessalônica, na Grécia antiga, para encorajá-los a viver de acordo com a vontade de Deus e a esperar pela volta de Jesus Cristo.

A profecia, na Bíblia, é a comunicação da parte de Deus para o seu povo, através de pessoas escolhidas por ele, chamadas de profetas. 

As profecias podem revelar o passado, o presente ou o futuro, mas também podem ensinar, exortar, consolar e advertir os que as ouvem. 

Paulo diz para não desprezar as profecias, ou seja, não ignorar, rejeitar ou desvalorizar a mensagem de Deus, mas sim examinar tudo e ficar com o que é bom

Os profetas enviados por Deus foram pessoas escolhidas para transmitir a sua mensagem ao povo de Israel. Eles falavam em nome de Deus, anunciando as suas verdades e revelando a sua vontade. Alguns dos profetas mais conhecidos foram Moisés, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias e Daniel. Eles tinham uma missão espiritual e moral, e muitas vezes enfrentavam a oposição e a perseguição dos reis e do povo.
 Os profetas também predisseram o futuro, especialmente a vinda do Messias, Jesus Cristo

Em conclusão, os profetas desempenharam um papel importante na igreja primitiva, transmitindo mensagens divinas e orientando os crentes. No entanto, problemas surgiram com a presença de falsos profetas e abusos de poder. Estabelecer critérios claros para o reconhecimento e a validação dos profetas, juntamente com uma liderança atenta, poderia ajudar a resolver esses problemas e restaurar a confiança na autoridade dos profetas na igreja primitiva.

O ministério de profetas é um tema muito importante para a igreja cristã. Os profetas são pessoas que recebem e transmitem a mensagem de Deus, seja para edificar, exortar ou consolar os crentes, seja para anunciar os planos e propósitos divinos para o presente e o futuro. 

Os profetas do Antigo Testamento serviram como canais de comunicação entre Deus e o seu povo, conscientizando-o acerca da vontade e do conhecimento divinos.

 No Novo Testamento, o ministério profético continuou a existir, mas com algumas diferenças em relação ao Antigo Testamento. 

Os profetas do Novo Testamento não tinham a função de ungir reis ou profetas, mas de orientar e fortalecer a igreja primitiva, especialmente em momentos de crise ou perseguição. 

O ministério profético, como entendido pelos grupos carismáticos de hoje, é qualquer ministério que se baseie no dom da profecia e na nova revelação de Deus para guiar a igreja até a maturidade. 

O profeta é chamado para falar segundo o coração do Pai, mas nem sempre sua mensagem é aceita ou compreendida.

 Por isso, o profeta precisa ter discernimento, humildade e fidelidade à Palavra de Deus