A Grande Comissão dada por Jesus aos discípulos

 


A Grande Comissão é a ordem que Jesus deu aos seus discípulos depois de ressuscitar, para que eles levassem o seu ensino a todas as nações do mundo. 

Ela é um ponto importante da teologia cristã sobre o trabalho missionário, o evangelismo e o batismo. 

A passagem bíblica mais conhecida que registra a Grande Comissão é Mateus 28:18-20, onde Jesus diz:

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.

A Grande Comissão é válida para todos os crentes, que devem anunciar o evangelho e fazer mais discípulos em todo lugar, seguindo o exemplo e os mandamentos de Jesus. Ele prometeu estar com os seus discípulos até o fim dos tempos. 

importância do batismo na Grande Comissão


O batismo é um requisito para a salvação, pois é um símbolo da fé e do compromisso com Jesus. O batismo também é uma forma de demonstrar publicamente a nossa fé e compromisso com Jesus, seguindo o seu exemplo e mandamento. O batismo é o tempo que Deus escolheu para dar-nos o dom do Espírito Santo, que nos capacita a ser testemunhas do seu amor e compartilhar a boa notícia do Evangelho.
 O batismo é parte da nova criação que Deus está realizando por meio da obra do seu Filho e do seu Espírito

De acordo com o autor John Stott, no livro "A Missão Cristã no Mundo Moderno", a Grande Comissão dada por Jesus aos discípulos é um chamado para que todos os seguidores de Cristo se envolvam ativamente na missão de fazer discípulos de todas as nações. Essa comissão, registrada em Mateus 28:19-20, é um convite para que os cristãos compartilhem o amor de Deus e o evangelho com o mundo. No entanto, apesar da importância desse chamado, muitos problemas têm sido enfrentados na sua execução. 

Um dos problemas é a falta de compreensão e comprometimento dos cristãos com a Grande Comissão. Muitos veem a evangelização como uma tarefa exclusiva de pastores e missionários, negligenciando o seu papel como discípulos de Jesus. Além disso, a falta de conhecimento sobre outras culturas e religiões pode gerar barreiras na comunicação do evangelho, dificultando o alcance de diferentes povos e nações. 

Outro problema é a falta de unidade entre os cristãos. Muitas vezes, as diferenças denominacionais e teológicas se tornam obstáculos para a cooperação na missão de fazer discípulos. A falta de colaboração e trabalho em conjunto enfraquece o testemunho cristão e limita o alcance do evangelho. 

Uma solução para esses problemas é o investimento em treinamento e capacitação dos cristãos. É necessário que os discípulos de Jesus sejam equipados com conhecimento bíblico, habilidades de comunicação e sensibilidade cultural para que possam compartilhar o evangelho de forma eficaz. Além disso, é fundamental promover a unidade entre os cristãos, buscando superar as diferenças e trabalhando juntos na missão de fazer discípulos. 

Em conclusão, a Grande Comissão dada por Jesus aos discípulos é um chamado para que todos os cristãos se envolvam na missão de fazer discípulos de todas as nações. No entanto, problemas como a falta de compreensão e comprometimento, a falta de conhecimento sobre outras culturas e religiões, e a falta de unidade entre os cristãos têm dificultado a execução desse chamado. Para superar esses obstáculos, é necessário investir em treinamento e capacitação dos discípulos, bem como promover a unidade e colaboração entre os cristãos. Somente assim poderemos cumprir a Grande Comissão e levar o amor de Deus a todos os povos.