diácono na igreja
Eles eram sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito Santo e de sabedoria: Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau
O apóstolo Paulo, em sua primeira carta a Timóteo, capítulo 3, também menciona as qualificações dos diáconos, que devem ser respeitáveis, de uma só palavra, não dados ao vinho, não avarentos, guardando o mistério da fé com uma consciência pura, irrepreensíveis, maridos de uma só mulher, governando bem a sua casa e os seus filhos.
Hoje em dia, a escolha dos diáconos permanentes é feita pela iniciativa de Deus, que chama, capacita e envia em missão, e pela acolhida da Igreja, que os ordena pelo bispo e os destina ao serviço aos pobres e à evangelização.
Os diáconos são homens ou mulheres que são escolhidos pela comunidade e ordenados pelo bispo, para colaborar com os presbíteros e os bispos na evangelização e na caridade.
. Esses homens foram chamados de diáconos, que significa “servos” ou “ministros” em grego. Eles também se dedicaram à pregação do evangelho, como Estêvão, que foi o primeiro mártir cristão, e Filipe, que evangelizou os samaritanos e o eunuco etíope.
Paulo também inclui as mulheres que servem como diaconisas, como Febe, que ele elogia em Romanos 16:1-2, dizendo que ela foi uma serva da igreja de Cencréia, uma protetora de muitos e dele mesmo.
Na igreja primitiva, os diáconos tinham um papel importante na liturgia, na assistência aos pobres, na catequese, na administração e na disciplina eclesiástica.
Na Reforma Protestante, os diáconos foram resgatados como um ofício permanente e distinto do presbiterato, com ênfase na ação social e na diaconia.
Hoje em dia, o ofício diaconal continua sendo um serviço essencial para a igreja, que expressa o amor de Deus pelos seus filhos, especialmente pelos mais sofridos e marginalizados. Os diáconos são chamados a serem sinais de Cristo Servo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20:28). Eles são também exemplos de fé, esperança e caridade para toda a comunidade, que é convidada a participar da diaconia, ou seja, do serviço fraterno e solidário uns aos outros.e exercem uma profissão secular e que se dedicam ao ministério diaconal em suas comunidades, colaborando com os presbíteros e os bispos
quem pode ser diácono ?
- Distribuir a comunhão, conceder bênçãos, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais, etc.
- Visitar os enfermos, os necessitados, os desviados e os novos convertidos, oferecendo assistência espiritual e material.
- Recolher as contribuições para a obra do Senhor e administrar os recursos financeiros da igreja.
- Auxiliar na boa ordem do culto, na segurança do templo, na limpeza e manutenção das instalações, na organização dos eventos e atividades da igreja, etc.
- Realizar outras tarefas para as quais forem convocados pelos presbíteros ou pelo bispo, de acordo com os dons e o chamado de cada um.