O caráter cristão é o tipo de caráter que é moldado à imagem de Cristo.

Jesus teve mãe humana, cresceu e desenvolveu-se normalmente, como menino, pela adolescência e a maturidade. 
Teve a experiência das emoções e dos sentimentos comuns a todos os homens: amor, tristeza, indignação, compaixão. Foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado: • 
 
"HB 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
"Está escrito em Filipenses 2:13,14: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. Todos sabemos que o homem tem uma vontade, um querer. 
 
E em Provérbios 19:21 está escrito que no coração do homem há muitos planos, mas o que prevalecerá são os planos que estão de acordo com o Senhor nosso Deus. Deus não nos proíbe de planejar, mas Ele diz que os planos Dele é que vão prevalecer em nossa vida. 
 
Então, se você tem um querer que não está alinhado e aliado com a vontade de Deus, quando você se chegar a Deus, Ele mudará isso na sua vida. Este querer será trabalhado intimamente, de forma misteriosa, pelo Espírito Santo, através do conhecimento da Palavra,e você vai alterar esse querer.
 
 E esse querer implica em remover o seu interesse e o seu desejo pelas coisas naturais e colocar o seu interesse e o seu desejo pelas coisas espirituais, que fazem parte do Reino de Deus. 
 
Deus vai mexer em nossa vida porque nosso querer precisa ser mudado. Nosso coração precisa ser transformado e assim terèmos o carater de CRISTO